25 de agosto de 2005

O príncipe e as sementes (by Cris Ruiz)

Certa vez um príncipe que queria se casar e então decidiu fazer uma disputa entre as moças da cidade para ver quem seria sua esposa.
No dia seguinte, o príncipe anunciou que lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os sobre os preparativos, ficou triste pois sua filha amava em secreto o belo príncipe.
Ao chegar em casa e contar sobre o desafio a jovem disse que também disputaria casar com o príncipe.
A senhora perguntou surpresa : Minha filha, o que você vai fazer lá ? As mais belas e ricas moças da cidade estarão disputando.
Mas a jovem não desistiu.
Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio:
Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura princesa.
O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade na arte da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, para poder realizar o seu sonho de casar com o príncipe.
Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tentava de tudo, usava de todos os métodos que conhecia, mas nada crescia. Dia após dia. Seis meses se passaram e nada havia brotado.
Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que, independente da semente não ter brotado, ela voltaria ao palácio, na data e hora combinadas, para ao menos ficar ao lado do príncipe.
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, e as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores.
Finalmente o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela e humilde jovem, que estava com o vaso vazio, como sua futura esposa.
As pessoas presentes ficaram surpresas e revoltadas. Ninguém entendeu porque ele escolheu justamente a moça que não tinha cultivado nada.
Então, calmamente o príncipe esclareceu: Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma princesa.
A flor da honestidade. Pois todas as sementes que entreguei estavam estragadas, jamais poderiam brotar.
Se para vencer, estiver em jogo a sua honestidade, perca.
Você será sempre um vencedor.

O amor, o respeito, a sinceridade, a honestidade, o carinho, a amizade, a verdade, cultive essas sementinhas para que se tornem as mais belas rosas em sua vida...