15 de março de 2010

Mamãe feia!

Mamãe feia, queimou o bebê!
Foi essa frase que a médica do Hospital Evangélico disse quando levei o Erich lá,
depois de ter derrubado chá quente no bracinho dele.
Quando demos entrada na emergência, a atendente perguntou: como o bebê se queimou?
Eu respondi: ele é bebê ainda e não faz nada sozinho, fui eu que queimei ele, com chá.
Ficamos perdidos sem saber o que fazer, mas acabamos fazendo a coisa certa, na hora colocamos um pano molhado em cima e levamos ele pro hospital e apesar de queimadura ter sido de 2º grau, foi consideravelmente pequena e o Erich nem tá dando muita bola pro ocorrido.
O pior foi hoje quando voltamos no hospital trocar o curativo, o que vimos lá, nos deixou chocados e muito tristes (deve ser essa a intenção do hospital ao colocar junto a emergência e a sala de curativos), muitas crianças com grandes partes do corpo queimado. Bebês que ainda nem andam e maiorzinhos que tiveram acidentes gravíssimos em casa, geralmente na cozinha, por descuido de mães e pais.
Criança na cozinha nem pensar! Um segundo é o bastante prá acontecer muita coisa...

Abaixo umas dicas ótimas prá casos de emergência como esse:
As queimaduras, em bebês, podem ser causadas por água quente de banho, mamadeiras e sopas fervendo, cigarro e acidentes em cozinha. Cheque a temperatura da água do banho ou do alimento antes de repassar ao bebê. Fumar com criança no colo ou cozinhar com ela por perto é proibido. Sempre que queimar, o melhor remédio é a água, acredite. Se for superficial, de primeiro grau, a pele ficará vermelha com leve edema e dor. Coloque água fria na região ou aplique um pano macio molhado. Depois, mantenha a pele hidratada com um creme de pH neutro. Queimaduras de segundo grau, com bolhas, exigem compressas e atendimento médico. E nos casos mais graves – as de terceiro grau – enrole a região queimada com pano umedecido em água fria, para manter a pele hidratada, faça a criança beber água e vá imediatamente ao pronto-socorro. Não fure bolhas, nem passe pomadas ou pasta de dente.

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao comentar, deixe seu nome e/ou e-mail.