19 de abril de 2008

Enjôos

Estou começando o terceiro mês e eu que nunca tinha sentido enjôo numa vida inteira, estou agora sentindo enjôos suficientes para umas duas existências.
Que bom que dizem durar apenas 3 meses... ou seja, só falta um mês prá acabar (teoricamente).
Me sinto como uma ursa que vai hibernar... preguiçosa, briguenta, enjoada e dorminhoca.
Ouvimos falar de enjôos na gravidez a nossa vida toda mas, não temos lá muita certeza e uma vez ou outra até achamos que é frescura de algumas mulheres. Mas qual é mesmo a verdade por trás disso? Vamos ver se conseguimos esclarecer aqui alguns fatos sobre enjôos.
1. O que é e porquê ocorrem.
Felizmente, essa náusea da gravidez é limitada, geralmente é um problema apenas do primeiro trimestre de gravidez e, para algumas mulheres nem ocorrem. Em alguns poucos casos esse mal-estar pode ser mais forte e atravessar o segundo trimestre também e, se a mulher estiver perdendo peso por não conseguir comer ou não conseguir manter nada dentro do estômago, ela deve procurar um médico para ser examinada.
Por mais desconfortável que possa ser para a mãe, para o bebê está tudo perfeitamente bem. E aqui estão algumas dicas para passar por esse período com menos dificuldades.
• Faça mais refeições por dia, uma a cada duas horas e coma pequenas porções. Se possível, durante a noite também.
• Bolachas água e sal e torradas podem ser uma boa dica para o café da manhã. Bem como cereais e sucos de frutas.
• Evite odores fortes, comida gordurosa e fortes temperos. Algumas mulheres não toleram leite, ovos ou carnes nessa época.
• Fique longe de álcool e cigarros. Limite a quantidade de café.
• Tomar 50mg de Vitamina B6 duas vezes por dia pode ajudar muito. A B6 ajuda o corpo a metabolizar alguns aminoácidos (proteína) e, por sua vez podem ajudar a diminuir o mal-estar. Peça permissão ao seu médico.
• Já que ferro é difícil de digerir. Não tome suplementos durante o primeiro trimestre. (mas se você estiver anêmica, é melhor fazer uma força e tomar sim).
• Para muitas mulheres, colocar limão na água ou em chás, ajuda a diminuir os enjôos.

2. Quanto tempo dura?
No que diz respeito à gravidez, é quase que impossível comparar duas mulheres, e falando em enjôos e náuseas pior ainda. Esse mal-estar que você está sentindo pode durar poucas semanas ou poucos meses. (Às vezes pode durar mais, mas já é raro). Ao final do terceiro mês muitas mulheres param completamente de sentir qualquer náusea, enjôos e ela começa a sentir perfeitamente bem. Mas infelizmente, algum enjôos pode ainda voltar a ser sentido causado por algum odor ou algum alimento mas isso varia de mulher para mulher.

3. A minha náusea e mal-estar podem afetar o bebê?
Desde que você esteja tendo uma alimentação balanceada, consiga manter comida no seu estômago, (vomitar é normal, mas não tudo o que você come), e está tomando bastante líquidos, o seu bebê estará bem.
A maioria das mulheres passando por enjôos, percebem logo o que faz mal, o que faz bem e a que quantidade.

4. Náusea e enjôos: é normal?
É absolutamente normal. Mas pode também não ocorrer.
Pesquisas mostram que entre 60 e 80 % das mulheres sofrem de enjôos durante o primeiro trimestre da gravidez. Umas mas intensas que outras. Todo esse enjôo e mal-estar significam que o seu corpo está tornando o ambiente mais receptível para o feto. E é um fato que, as mulheres que passam por essa experiência têm menos riscos de terem um aborto natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, ao comentar, deixe seu nome e/ou e-mail.